Passagem
2022
Passagem é um recorte de uma paisagem experimentada por todo o período da pandemia, num tempo fora do tempo guiado pela natureza.
Durante quase 3 anos caminhei por estradas de terra recolhendo imagens, sons, histórias, que falam de encontros, de chegadas, partidas, de natureza e de costumes e trans-formações. Vi indícios e semelhanças com grafismos das pinturas corporais indígenas impressos no barro da estrada, trazendo a ideia de um corpo Passagem um corpo translúcido atravessado por tantos mundos que transitam em infinitos ciclos
Foram caminhadas desvendando esses sinais ali gravados na estrada, nessa passagem de um lugar a outro, de um mundo a outro, onde alguém ou alguma coisa se liga a outras, deixando seus rastros na terra como brechas por onde novos saberes, imaginações, histórias circulam entre lugares, pessoas, animais e comunidade.
A Passagem como a corrente sanguínea desse lugar onde a circulação afirma a vida como matéria viva nesse mundo, que mesmo no isolamento da pandemia se fazia presente pulsando nos sinais que ali encontrava. Eu buscava sinais de vida.
Exposição Passagem
Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil
De 1 Dezembro de 2022 a 31 Janeiro de 2023
Curadoria: Carlos Bertã0,
Design e iluminação expográfica: Alê Teixeira